LiveZilla Live Help

Buscar Notícias

Buscar Profissionais

Categorias

Previsão do Tempo

Notícias do Portal

Hoje fazem 125 anos da abolição da escravatura no Brasil

14/05/2013 - Geral

No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel aboliu de vez a escravidão no Brasil.


Quando os portugueses iniciaram a colonização do Brasil, não havia quem fizesse os trabalhos manuais, então eles começaram a usar o trabalho dos índios nas lavouras, mas isso não vigorou, pois os religiosos condenaram a escravidão indígena.

Com isso, os portugueses foram à África buscar negros para submetê-los ao trabalho escravo no Brasil.

Os negros eram trazidos dentro dos porões dos navios negreiros e, muitos deles, morriam durante a viagem por causa das péssimas condições dos navios. 

Quando chegavam ao Brasil, eram comprados por senhores de engenho e fazendeiros, além disso, eram tratados de maneira cruel e desumana. 

A partir da segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, um dos principais integrantes deste movimento foi Joaquim Nabuco.

A primeira etapa do processo abolicionista foi em 1850, quando o tráfico de escravos foi extinto no Brasil. Em setembro de 1871, vinte e um anos mais tarde, foi promulgada a Lei do Ventre-Livre, que tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir da decretação da lei.

Em 1885, foi promulgada a lei Saraiva-Cotegipe, que também ficou conhecida como Lei dos Sexagenários, essa lei tornava livres negros com mais de 65 anos de idade.

Mas somente no dia 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que foi assinada pela Princesa Isabel, que os negros do Brasil conseguiram sua liberdade definitiva.

Nosso portal não possuí departamento de jornalismo, apenas replicamos as notícias e publicações de outros, portais, sites e blogs com fim informativo, não tendo intuito lucrativo, reservamos aos seus respectivos autores todos os direitos de autoria tanto da matéria quanto das imagens, citados sempre no campo "Fonte:".
Os comentários acima são de inteira responsabilidade dos nossos visitantes, em caso de algum tipo de comentário ofensivo, por favor avise pelo e-mail contato@santoaugusto.net ou pelo telefone (55) 3781-4338 ou entre em contato pelo site clicando aqui.

Notícias Relacionadas